Salvem suas almas!

São Pio X recomendou o estudo do catecismo para a salvação das almas, inclusive a sua! Leia, estude, revise, grave a Sã Doutrina em seu coração!

Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de abril de 2017

Do nono artigo do Credo – “CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA; NA COMUNHÃO DOS SANTOS” (Parte3)



CAPÍTULO X
Do nono artigo do Credo
(Parte 3)



“CREIO NA  SANTA IGREJA CATÓLICA; NA COMUNHÃO DOS SANTOS”




§ 2º. Da Igreja em particular





155) Por que dizeis que a Igreja é Una?

Digo que a verdadeira Igreja é Una, porque os seus filhos, de qualquer tempo ou lugar, estão unidos entre si na mesma fé, no mesmo culto Ito, na mesma lei e na participação dos mesmos Sacramentos, sob o mesmo chefe visível, o Romano Pontífice. 




156)  Não poderia haver mais de uma Igreja?

Não pode haver mais de uma Igreja, porque, assim como há um só Deus, uma só Fé e um só Batismo, assim também não há nem pode ode haver senão uma só Igreja verdadeira.




157) Mas não se chamam também igrejas o conjunto dos fiéis de uma nação, ou de uma diocese?

Chamam-se igrejas também o conjunto dos fiéis de uma nação ou de uma diocese, mas são sempre porções da Igreja universal, e formam com ela uma só Igreja.




158) Por que dizeis que a verdadeira Igreja é Santa?

Chamo a verdadeira Igreja de Santa, porque Jesus Cristo, a sua cabeça invisível, é Santo, santos são muitos dos seus membros, santas são a sua Fé e a sua Lei, santos os seus Sacramentos, e fora dEla não há nem pode haver verdadeira santidade.




159) Por que dizeis que a Igreja é Católica?

Chamo a verdadeira Igreja de Católica, que quer dizer universal, porque abrange os fiéis de todos os tempos, de todos os lugares, de todas as idades e condições, e todos os homens do mundo são chamados a fazer parte dEla.




160) Por que a Igreja se chama também Apostólica?

A verdadeira Igreja chama-se também Apostólica, porque remonta sem interrupção até aos Apóstolos; porque crê e ensina tudo o que creram e ensinaram os Apóstolos; e  porque é guiada e governada pelos legítimos sucessores dos Apóstolos.




161) Por que a verdadeira Igreja se chama também Romana?

A verdadeira Igreja chama-se também Romana, porque os quatro caracteres da unidade, santidade, catolicidade e apostolicidade se encontram só na Igreja que tem por chefe o Bispo de Roma, sucessor de São Pedro.






Excerto do Catecismo de São Pio X.



Visite nossos blogs associados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com educação e respeito.